VAMOS ATIRAR A VAQUINHA NO PRECIPÍCIO !!!

Escutei com atenção essa História contada por um Jovem conterrâneo em Lucas do Rio Verde - MT dia 08.08.2009.
Disse ele que estava em Curitiba PR. e encontrou um livro com esse Título: VAMOS ATIRAR A VAQUINHA NO PRECIPÍCIO.
Se passou com dois Jovens (não me recordo se eram seminaristas ou Freis) que saiam nas casas para levarem a palavra de Deus.
Caminhado avistaram uma casinha e uma vaquinha no meio de uma floresta. Bateram na porta e apareceu seu Zé que convidou-os a entrar. Dentro da casinha tinha 12 crianças e os jovens perguntaram para o Seu Zé como ele fazia para alimentar a família? Ele respondeu: Tenho minha vaquinha que produz o leite, o queijo, a manteiga, o iougurte e os nutrientes necessários para alimentar meus filhos. Eles caminharam em direção a porta, se despediram e saíram. Lá fora um jovem pensativo olhou para o outro e disse: VAMOS ATIRAR A VAQUINHA NO PRECIPÍCIO! o outro jovem disse : Mas não podemos fazer isso, vamos tirar o sustento, o alimento da família do seu Zé! O outro insistia VAMOS ATIRAR A VAQUINHA NO PRECIPÍCIO. Até que os dois em acordo pegaram a vaquinha e atiraram no precipício e pegaram a estrada de volta.
Passaram alguns anos e resolveram retornar à casinha do Seu Zé: Lá chegando avistaram de longe uma casa muito confortável e na frente estava escrito FAZENDA DO ZÉ. Chegaram, cumprimentaram Seu Zé e perguntaram como foi possível tanta mudança? A Casa grande, confortável, muitas vacas no pasto, muitas árvores com frutas, mantimentos colhidos da agricultura e etc...?
Seu Zé respondendo disse: Quero agradecer vocês por terem atirado a vaquinha no precipício, porque somente assim pude enxergar todas as outras riquezas e explorá-las aqui bem perto de mim.

Essa Histórinha me lembra a tendência que temos de ficar em cima do muro, repetir sempre o mesmo cardápio, o mesmo caminho. Ler somente Freud, Lacan quando que apartir de Freud, lacan, Aristóteles, caon poderemos sempre mais enriquecer o Saber ainda não Sabido.

Não importa o lugar que eu estava, e nem por quem as histórias nos são contadas mas o que podemos extrair dela;

Trouxe essa Histórinha contada por um Padre, numa missa que assisti em compania de minha Tia para minha REALIDADE. O que faço com minha vida? É Nessa vertente que o Professor e Doutor José Luis CAON tem insistido com todos para que nos sacudimos, mudamos, lança sempre uma nova semente para se prosperar e cultivar. e vice-versa.
Para um Psicanalisante seguir cartilha é seguir com a casinha e a vaquinha que nem a do Seu Zé.
Jogar as vaquinhas nos precipícios é enfrentar os fantasmas, os medos, seguir o desejo com coragem!
Outro dia disse a meu filho quando antes de sair deixou os horários e tudo que deveria seguir para não mudar a rotina com minha neta.
Cartilha pronta para um sujeito Psicanalisante é um desafio.
Eu sigo como um rio que tem um leito
Aos Pais meu maior respeito
Mas educo e sigo o que aprendo com a Psicanálise.
Faço a diferença mesmo que bem sutil e discreta
Dessa forma me abraço e abraço minha neta.
Deseduquei para me reeducar e isso é infinitamente
Não faço nada para te contentar
Faço contente e com verdade para te EDUCAR
Mesmo que te faça chorar.
Assim quero Eternizar.
Não quero ser lembrada por fazer toda vontade
Quero ser lembrada por sempre falar e agir com a VERDADE.
Isso custa caro, é sofrido, incompreendido
Mas eu Aguento!
Por isso estou aqui
Cuidando de mim e de ti!

Um abraço
Cenira de mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas Diretrizes da Comunidade para um Badoo mais seguro!

FELIZ ANIVERSÁRIO MORGAN!!!

CENIRA DE MELLO COM SEUS CACHORRINHOS FREUD, CAON E LACAN