MINHA MÃE





Eu a vejo assim
Energia sem fim
Completará 87 anos
Diz que não sabe o que é depressão
Mas que é muito triste
Que sente muita solidão

Sempre diz o que pensa
Quando o assunto não interessa muda com rapidez
Não sente frio nos pés
E anda descalça é mexendo na terra
Nas plantas, flores, legumes e verduras.

Jamais conheci alguém como ela
Lutar tanto para viver
A idade pode avançar
Diz que não vai se entregar

Cuida da alimentação
Senta na caixa da lenha
Que produz fogo no fogão
Cozinha todos os dias feijão
Grãos são saudáveis ela diz: lentilha, ervilha, amendoins

Caminhar no sol ela diz que faz bem
Beber bastante água para irrigar o cérebro.

Nunca fumou, bebeu bebida alcoólica e nem refrigerante
Pão de padaria nem pensar
Nunca quis máquina de lavar
Todo ano pinta a casa
Para conservar.

Comer fora da hora ela perde o apetite
É religiosa de confessar e comungar
Gosta de xingar, mandar e liderar
Nunca foi de abraçar, acariciar e beijar ninguém

Prato preferido é risoto e sopa de talharim
com muito queijo ralado
Polenta de cortar com a linha
Gostosa fica com molho de galinha velha
Muita salade verde temperada com vinagre de vinho tinto bem forte
Salsa, cebolinha, salvia, manjerona e alecrim.

Sobremesa nunca faltou
Sagú de vinho, laranja, pudim e ambrosia
Chá de mate pela tarde com pão quentinho
Geléias de frutas e salames acompanhava

O bolo de polvilho e as broas são deliciosas
Cuecas-viradas a receita eu já copiei
São tantas coisas boas da Mãe
Sem falar de sua luta, trabalho e conduta.

Respeitada e pela vizinhança admirada
Roupa branquinha no varal
Séria, honesta e correta
Sabe ler, escrever e nunca foi à escola

Vivi tão pouco com ela
E tenho tanto a agradecer
Uma dívida sem fim
Me deu o que tenho de mais valioso
A VIDA!
Eu pago essa dívida fazendo o que sei
Cuidando muito bem de mim.
Faço ANÁLISE, estudo e AMO A PSICANÁLISE.

Minha Mãe compreende que o maior presente que ela pode me dar e eu a ela
Cada uma cuidando de si e nos abraçamos quando podemos
É como nos AMAMOS.

Vou passar o Dia das Mães com ela.
Não sei quanto tempo de vida resta para nós
Mas estou aprendendo a celebrar desde já!

Cenira de Mello
08.05.2009

Comentários

  1. que belo! dá vontade de sentar à mesa junto dela para comermos o risoto...

    ResponderExcluir
  2. Bonito Texto, Cenira !!!

    ResponderExcluir
  3. Eduardo Caetano!

    Bem vindo ao Sul, à mesa e vamos degustar um delicioso risoto. Livres!!!
    Psicanálise deixa as pessoas assim lindas, belas como tu!
    Obrigada pelo carinho
    Cenira

    ResponderExcluir
  4. Fernando!
    Que lindo te encontrar aqui!
    Sinto tua falta nos Seminários quando ausente lá e aqui presente.
    Obrigada pelo presente.
    Bonito és tu!
    Até
    Cenira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novas Diretrizes da Comunidade para um Badoo mais seguro!

FELIZ ANIVERSÁRIO MORGAN!!!

CENIRA DE MELLO COM SEUS CACHORRINHOS FREUD, CAON E LACAN