LEMBRANÇAS DA PÁSCOA DA MINHA INFÂNCIA

Outono, clima agradável, cheiro das capoeiras (se fazia vassouras para varrer as brasas do forno de barro).
Das estradas lembro das marcelas.
Das casquinhas dos ovos de galinha
Minha Mãe fervia na marcela que dava um colorido amarelado.
Enchia de amendoins torrados com açúcar e fechava a casquinha com um pedaço de papel de seda recortado e colado com cola feita de água e farinha de trigo.

Antes de dormir eu deixava um prato em cima da mesa
Esperando o coelhinho.
Surpresa no domingo de Páscoa pela manhã!!!
O prato sumia e na mesa estava estendida a melhor toalha (toda branca) e no centro estava uma bacia redonda, grande, cheia de ovos coloridos recheados com os amendoins.
Minha Mãe e minhas Irmãs esperavam os pequenos dormirem para prepararem as surpresas de véspera.
Eu ficava frustrada porque o meu prato sumia e ninguém dizia nada. Eu nem perguntava!!! Não lembro.
A café do domingo de Páscoa era servido em um grande bule, o leite era tirado da vaca e fervido. Tinha manteiga, coalhada, quiejo, salame, copa, melado, mel, chimias, geléias de frutas. (muita fartura de alimentos).
A mãe guardava ovos com antecedência para preparar os pães, bolos, rosquinhas , broas de polvilho, maizena e milho. quebrava os ovos com cuidado para depois aproveitar e colorir.
No domingo da Páscoa eu não ia a missa porque já tinha ido quinta, sexta. sábado e tinha jejuado. Mas sempre a família era representada por um dos meus irmãos, também no domingo.
Eu vivi somente dez anos com toda a família reunida (minhas RAÍZES) e depois minha Mãe e Meu pai me deram asas para voar e consegui chegar até aqui.
Vivi quarenta anos pensando que faltou AMOR do meu Pai e da minha mãe e nessa falta de AMOR era e sempre foi a maior prova de AMOR que eles poderiam ter-me dado!

O Passado passou, as lembranças são eternas.
Um Domingo de Páscoa agradável para todos.
Cenira de Mello

11.04.2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas Diretrizes da Comunidade para um Badoo mais seguro!

FELIZ ANIVERSÁRIO MORGAN!!!

CENIRA DE MELLO COM SEUS CACHORRINHOS FREUD, CAON E LACAN